Minha gata, Luna Grizabella morreu há 2 dias e escrevi uma reflexão sobre gatos e gente.

Acho que a melhor coisa de ter um gato é ter a chance de aprender uma regra básica dos relacionamentos humanos: você não é dono de ninguém. Você dá carinho e recebe carinho, mas não necessariamente como recompensa pelo carinho que você deu. Cada um tem seu tempo (e seu jeito de demostrar amor).

Outra coisa boa que se aprende com gatos é que o rosto tem que estar sempre bem lavado. Eles sempre lambem a patinha e lavam o rosto (talvez focinho seja o mais apropriado) e eu sempre me perguntei o porquê dessa obsessão. Vai ver que é bom a gente lavar o rosto para ter o olhar claro e tentar enxergar o mundo de modo menos turvo, com as coisas no devido lugar.

Vou tentar.

Luna era uma gata. Bonita – não linda e maravilhosa. Era gorda e velhota (quase 19 anos). Foi muito querida e respeitada. Fez companhia quando quis, me fez rir, encheu o saco, foi carinhosa (também quando quis) e nunca deu realmente trabalho.

Muita gente contribuiu para que a Luna estivesse comigo até hoje. A Ana M D Oliveira, que me deu a Luna de presente (e a quem certamente nunca agradeci o suficiente). A Ritinha que sempre cuidou dela quando eu viajava. A Dra. Luciana Terrabuio que cuidou da Luna com um carinho que poucas vezes vi em médico de bicho ou de gente.

E como dizia Colette, escritora francesa (o que necessariamente significa que amava gatos) o tempo passado com um gato não é jamais tempo perdido.

Luna fica aqui em Campinas, de certa maneira marcando a minha relação com essa cidade que me acolheu no momento em que mais precisei – já falei disso aqui e não falo mais, afinal Luna me ensinou a lavar o rosto.

Esse post foi publicado em nonada. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para

  1. Crys Cordeiro disse:

    Ela com certeza sabe, onde estiver, deste acordo que teve contigo, para a felicidade de ambas e eternidade dos sentimentos. Justiça maior entre seres não há! beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s