De amigos e sapatos

 Minha amiga Laura tem uma ótima metáfora para as amizades. Amigos são como sapatos, diz minha amiga. Temos aqueles que já estão conosco há muito tempo e pés e sapatos se ajustaram uns aos outros. Um belo dia, passando por uma vitrine, vemos um par de sapatos que chama a nossa atenção. Entramos, experimentamos e acabamos comprando os benditos sapatos. No começo é difícil, temos calinhos que se inflamam porque há um atrito novo. Joanetes que incomodam o sapato (sim, joanetes são algo tão chato que  incomodam o dono do pé, mas certamente também o sapato) e solas que precisam ser gastas para não provocar um escorregão e levar a uma queda.

Eu completo a metáfora da Laura do seguinte modo: há amigos bico fino, que quando estão com você servem para impressionar os outros, mas que só você sabe onde está o ponto onde ele te incomoda mais. Há amigos havaiana, sem frescuras ou neuroses – se não soltam as tiras ou se não têm cheiro não vem ao caso. Há amigos coturno, que te protegem de um jeito meio punk que até dá medo. Há os mocassins, simples e sempre à mão (ou ao pé, se preferirem). Agora, independente do tipo de amigo-sapato que você tem, uma coisa precisa ser dita: amigo bom é aquele que recebe o seu chulé (= sua neura, sua tpm, sua porralouquice, etc) e não se importa.

Se vocês conhecem outros tipos de amigo-sapato podem colocá-los aqui no espaço dos comentários. Meu blog também é vitrine para as coisas dos outros….

Esse post foi publicado em nonada e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para De amigos e sapatos

  1. Teca Arantes disse:

    Adorei o texto, Quel… e adorei conhecer seu blog!

  2. Teresa Fiore disse:

    Os sapatos novos, às vezes, nos decepcionam, pois na primeira caminhada deformam e ficam feios; amigos novos também. Aí, usamos mais um pouco, mas normalmente, passamos pra frente porque não dá nem pra olhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s